O Que É Acupuntura Veterinária?

 

A Acupuntura é uma prática milenar de origem chinesa que contribui para aliviar dores agudas e crônicas e ainda é usada como tratamento de diversas doenças. Esta técnica consiste na aplicação de finíssimas agulhas próprias de acupuntura, as quais são estéreis e descartáveis, na pele dos animais, sendo inseridas superficialmente ou até mesmos alguns centímetros, causando estímulos no corpo do animal, os quais levarão a uma resposta do organismo, ocasionando a cura de certas doenças, ou ao menos o controle da mesma, determinando um quadro de bem-estar físico e emocional/psíquico ao animal.

A Acupuntura consiste em diferentes tipos e técnicas tornamando uma medicina abrangente , independente da escolha, são projetados para fazer a mesma coisa e servem para aliviar a dor ou tratar certas doenças.

Esse procedimento bem como o diagnóstico é fundamental que deve ser feito por Médico Veterinário capacitado a realizar o tratamento pela Medicina Tradicional Chinesa.

A Acupuntura é extremamente indicada em determinadas doenças (como distúrbios músculo-esqueléticos, neurológico, digestórios e outros), sendo considerada como o tratamento de escolha, ou seja, o mais indicado para tais doenças. E para outras doenças, ela é extremamente indicada como tratamento coadjuvante (como em casos de problemas de pele, do sistema imune e endócrino, e outros), na chamada medicina complementar, mais corretamente falando, medicina integrativa, fazendo parte do chamado tratamento integral, em que a medicina alopática (que faz uso de drogas e fármacos comercializados pelas farmácias e drogarias, além das cirurgias) é utilizada em conjunto com a acupuntura veterinária, além de outras técnicas de reconhecida eficácia como a fitoterapia, massagens, fisioterapia, homeopatia e outras técnicas.

Existem diversas outras técnicas que não utilizam a agulha, sendo chamadas de por isso de “acupuntura sem agulhas”, portanto são métodos de tratamento que não causam dor nenhuma no animal ou ser humano. Tais técnicas são muito utilizadas em humanos, principalmente em crianças e bebês, como o uso de Stiper (discos brancos de sílica), Laserpuntura (uso de laser), Moxabustão (aquecimento da região) pode ser usada a tecnica mista com agulha).

Em cães, os sistemas que mais se beneficiam com o uso da acupuntura sem dúvida nenhuma se destacam os seguintes: osteomuscular/musculoesquelético, nervoso (neurológico), tegumentar (dermatológico), imune, endócrino, digestório, geniturinário, cardiovascular e respiratório. Sem dúvida alguma que os distúrbios neurológicos acabam ganhando mais destaque, tendo em vista que as paralisias de membros pélvicos, que tanto acomete os cães.




Horário de funcionamento:

Segunda a Sexta - 9h às 18h *
* Por favor, ligue antes marcando horário.